Dentre os novos personagens introduzidos durante o Arco do Incidente de Shibuya e da Colônia de Jogos do Abate (Culling Game), Hiromi Higuruma se destaca como um dos mais fascinantes e complexos. Antigo advogado, ele abandona sua fé no sistema judiciário e renasce como um dos feiticeiros mais perigosos e imprevisíveis do universo de Jujutsu Kaisen.
Neste artigo, vamos explorar quem é Higuruma, seus poderes amaldiçoados, técnicas únicas baseadas em leis e julgamentos, além de seus feitos mais marcantes na obra.
👨⚖️ Quem é Hiromi Higuruma?

Hiromi Higuruma é um ex-advogado criminal de renome que, desiludido com o sistema judiciário japonês, decide participar do Jogo do abate, o jogo mortal criado por Kenjaku para despertar o potencial amaldiçoado em humanos.
Apesar de ser um novato como feiticeiro, Higuruma desenvolveu uma técnica única e poderosa, baseada nos rituais jurídicos que marcaram sua vida anterior.
Ele possui uma aparência séria e austera, sempre usando seu terno preto de advogado mesmo durante os combates. Higuruma é movido por uma busca por justiça absoluta, embora essa justiça, agora distorcida, se traduza em julgamentos sobrenaturais e punições diretas.
🧠 Personalidade e Motivação
Antes de participar do jogo, Higuruma era um advogado idealista que acreditava na reforma do sistema. Contudo, após anos enfrentando um sistema injusto, preconceituoso e falho, sua fé desmoronou. Isso o levou a despertar sua energia amaldiçoada reprimida, gerada por anos de frustração e decepção.
Durante o Culling Game, ele decide aplicar sua própria forma de justiça — direta, implacável e sem espaço para perdão — julgando os participantes como se estivesse num tribunal.
Apesar de sua frieza, Higuruma demonstra capacidade de reflexão e mudança, especialmente após o combate contra Yuji Itadori, o que mostra sua profundidade emocional e senso ético interno.
⚖️ Técnicas Amaldiçoadas
1. Técnica Amaldiçoada Inata: Julgamento
A habilidade principal de Higuruma é diretamente vinculada com sua expansão de domínio, onde ela só funciona quando higuruma ativa seu domínio, onde expande uma sala de tribunal. Ele invoca seu shikigami “Judgeman”, um juiz com aparência mecânica e imparcial que conduz julgamentos mágicos.

Quando a técnica é ativada, o oponente é automaticamente julgado por um crime que ele cometeu no passado.
O acusado precisa se defender, e Higuruma atua como promotor. O julgamento é verbal, e o Judgeman determina a culpa ou inocência.
2. Punições e Efeitos do Julgamento
- Se considerado CULPADO:
- O oponente perde temporariamente o uso de sua Técnica Amaldiçoada, o que o coloca em enorme desvantagem.
- Em alguns casos, pode perder também a manipulação de energia amaldiçoada ou a sua arma amaldiçoada.
- A punição dura por tempo limitado, mas pode ser decisiva numa luta.
OBS: A punição adotada segue um certa hierarquia, por exemplo, se o oponente é considerado culpado e utiliza uma arma amaldiçoada, ele perde a sua arma amaldiçoada. Por outro lado, se o oponente não possui arma ele perde o acesso a sua técnica amaldiçoada. Entretanto, se o oponente não tem nem uma arma e nem técnica amaldiçoada o oponente perde a capacidade de utilizar energia amaldiçoada, assim como ocorreu com o Itadori.
- Sentença de morte:
Se o oponente receber a pena de morte, o higuruma ganha acesso a uma espada de energia chamada espaça do carrasco que pode matar com apenas um arranhão em qualquer parte do corpo.
- Se considerado INOCENTE:
- Nenhuma penalidade é aplicada, e o combate continua normalmente.
3. Arma Amaldiçoada: Martelo da Justiça (Gavel)
Higuruma invoca um grande martelo de juiz como arma amaldiçoada. Ele o utiliza tanto como símbolo do julgamento quanto como arma física de combate, onde ele pode esticar, aumentar ou diminuir o martelo como quiser, além de poder teleportar o martelo.
- Tem alto poder destrutivo;
- Pode ser usado para finalizar inimigos culpados;
- Representa o peso simbólico da justiça.
OBS: O higuruma é considerado um prodígio monstruosamente habilidoso, onde em poucas semanas despertando seus poderes já era considerado um feiticeiro de grau 1.
4. Energia amaldiçoada reversa
Ao lutar contra sukuna, higuruma aprende de forma forçada a utilizar energia amaldiçoada reversa pra se curar durante a batalha para evitar ser morto.
4. Extensão de Domínio: Tribunal da Morte (Deadly Sentencing Courtroom)
Uma das maiores surpresas é que Higuruma é capaz de usar Extensão de Domínio (Domain Expansion), algo raro mesmo entre feiticeiros experientes.
Seu domínio cria uma sala de tribunal completamente formada, com o Judgeman, banco do júri e os participantes posicionados como num julgamento.
- Dentro do domínio, as regras do julgamento são absolutas;
- O oponente não pode usar técnicas ou energia amaldiçoada se for condenado;
⚔️ Feitos de Higuruma
1. Derrota diversos participantes do jogo do abate
Antes mesmo de encontrar Yuji, Higuruma já havia acumulado mais de 100 pontos, derrotando inúmeros feiticeiros experientes e recém-despertos — o que demonstra sua habilidade absurda como estrategista e combatente.
2. Enfrenta Yuji Itadori e quase vence
Durante o Culling Game, Higuruma enfrenta Yuji Itadori e o submete a julgamento por seu envolvimento com Sukuna. O Judgeman o considera culpado pela morte em massa causada por Sukuna durante o Incidente de Shibuya, e Yuji é condenado.
Mesmo com Itadori incapacitado de usar energia amaldiçoada, ele resiste bravamente. Impressionado com a força de vontade de Yuji, Higuruma revê seus conceitos sobre justiça, encerrando o combate e doando seus pontos a Yuji — permitindo que ele altere regras do jogo.
3. Luta ao lado de Yuji contra Sukuna
Mais tarde, Higuruma se une a Yuji no combate contra Sukuna. Ele mostra coragem ao enfrentar a entidade mais poderosa da série, mesmo sabendo das baixíssimas chances de vitória.
Durante a batalha:
- Ativa seu Domínio contra Sukuna;
- Quase o condena, algo que nenhum outro personagem havia tentado diretamente;
- Exibe um desempenho heroico, mesmo diante da morte.
🧠 Inteligência e Controle
Higuruma é um dos personagens mais inteligentes e calculistas da obra. Ele pensa de forma lógica, sabe adaptar sua técnica às fraquezas do oponente e mantém a calma mesmo em situações críticas.
Sua evolução ao longo da obra mostra que ele não é um vilão, mas sim uma alma ferida, buscando um propósito em meio ao caos.
Considerações Finais
Hiromi Higuruma é um dos personagens mais originais de Jujutsu Kaisen, com uma técnica amaldiçoada baseada em leis, julgamentos e consequências morais. Sua habilidade de julgar o inimigo e impedir o uso de técnicas o torna altamente perigoso, mesmo para feiticeiros experientes.
Mais do que isso, Higuruma representa a luta interna entre justiça e frustração, um homem que, mesmo desiludido, ainda é capaz de evoluir e fazer a coisa certa. Seu impacto no Culling Game e sua coragem frente a Sukuna o colocam entre os grandes destaques da nova fase do mangá.
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